A equipe de veículos especiais da Ford (SVT) teve como missão, criar uma picape de fábrica capaz de dominar terrenos desafiadores e acessível ao público. Nisso em 2010 a Ford apresentou ao mundo algo que mudaria para sempre o conceito de picape esportiva: (o monstro) chamado F-150 SVT Raptor.
Fato curioso: SVT significa (Special Vehicle Team) nome da a equipe especial da Ford, hoje chamada de Ford Performance.
Inspirada nos veículos de competição do deserto, como os que correm na Baja 1000, a Raptor nasceu para unir potência, robustez e velocidade em terrenos extremos.
Você pode ter um quadro da Ranger Raptor na sua casa, decorando seu espaço, acesse nossa loja virtual e adquira seu quadro com frete grátis e parcelamento sem juros!
A filosofia por trás do projeto era construir uma picape de produção que pudesse competir com veículos de corrida do deserto. A equipe da SVT, que já havia trabalhado na picape de alta performance SVT Lightning, decidiu seguir uma direção oposta: em vez de se concentrar no asfalto, o foco seria a alta velocidade na terra.
Fato curioso: O nome Raptor faz referência ao velociraptor, dinossauro ágil e feroz — perfeito para uma picape que prometia devorar qualquer desafio fora de estrada.
A primeira geração produzida entre 2010 e 2014, teve sua estreia marcante, com um motor V8 5.4L e depois o icônico V8 6.2L, com até 411 cv. Suspensão de alta performance desenvolvida para enfrentar trilhas em alta velocidade. Design robusto, com para-lamas largos, pneus off-road e grade exclusiva com o nome FORD estampado em letras garrafais. Logo virou ícone entre os entusiastas e símbolo de status nos EUA.
A segunda geração (produzida entre 2017 e 2020) evoluiu ainda mais saiu o V8, entra o V6 3.5 EcoBoost biturbo, mais leve e mais eficiente, entregando até 450 cv. A suspensão ganhou amortecedores Fox Racing Shox de última geração. Peso reduzido com uso de alumínio na carroceria. Essa geração consolidou a Raptor como referência de performance entre picapes esportivas.
O sucesso foi tanto que a Ford decidiu levar o DNA da Raptor para outros modelos.
Em 2018 nasceu a Ranger Raptor, versão mais compacta, pensada para mercados fora dos EUA (inclusive a América do Sul). A linha Raptor deixou de ser exclusiva para caminhonetes e partiu para seu primeiro SUV.
Baseado na Ranger, o Bronco Raptor surgiu como variante mais parruda do modelo. Ele usa o mesmo V6 biturbo da irmã, mas tem suspensão nova e a possibilidade de rodar sem tetos e portas. De todos os modelos, o Bronco Raptor é o menor. Com motor turbodiesel, chassi reforçado e suspensão especial, a Ranger Raptor trouxe a experiência das corridas no deserto para um público mais amplo.
Na terceira geração produzida atualmente, a F-150 Raptor ganhou ainda mais tecnologia, suspensão traseira de cinco braços, interior tecnológico, com multimídia avançada e conforto premium.
Alguns easter eggs da Raptor, o caça F-22 Raptor serviu também como inspiração de design para a SVT, nisso a equipe incluiu alguns detalhes no para-lama traseiro, principalmente na terceira geração, o que remete ao caça. Além disso existe um QR Code escondido próximo ao pára-lama traseiro que ao ser escaneado, direciona para o site da Ford Performance. Também na terceira geração da Raptor, dependendo do pacote escolhido recebe na picape um adesivo do mapa da famosa corrida Baja 1000. Na Raptor R existem vários “V” escondidos onde eles representam o motor V8 da versão, que define que ela é a mais potente. Também existe em algumas gerações, emblemas da Raptor dentro do farol.
Com o lançamento da RAM 1500 TRX com motor Hellcat V8 de 702 cv, fez com que a Ford respondesse com a F-150 Raptor R. A versão Raptor R trouxe de volta o motor V8 e, com 720 cv, superou a potência da TRX, aquecendo a rivalidade entre as duas montadoras. (sinceramente o ápice da brutalidade).
Assim como a F-150 Raptor, a Ranger Raptor também evoluiu, recebendo motores mais potentes, como o V6 3.0 EcoBoost.
Além de toda sua monstruosidade já comprovada, a Ford decidiu testar o desempenho off-road da Raptor (que não se limita ao uso recreativo). A versão de competição, a Raptor T1+, conquistou um terceiro lugar em sua estreia no Rally Dakar 2025, provando sua durabilidade e desempenho extremo em corridas de longa duração.
O legado da Raptor representa hoje, o que há de mais extremo no mundo das picapes. Não são apenas veículos de trabalho ou passeio, mas sim máquinas criadas para dominar qualquer terreno — do asfalto às dunas, das trilhas de barro às corridas no deserto.
Mais do que um carro, a Raptor virou um símbolo de aventura, liberdade e poder.
Texto por: Thales Santos